É cada vez maior o interesse dos adolescentes pela prática do Pilates. Seja por indicação médica, motivados pelas celebridades ou por iniciativa própria, já que muitos são bem informados e conhecem os benefícios do método.
Nesta fase de crescimento acelerado, podem aparecer dores e alterações posturais causadas pelo peso das mochilas, forma incorreta de sentar na escola, muitas horas em frente à TV, ao computador e deitados. Tudo isto, aliado ao rápido crescimento, próprio da idade, pode ocasionar o encurtamento muscular.
Temos então, no Pilates, uma excelente ferramenta de superação tanto do sedentarismo adolescente como de educação postural. Podemos incluir, neste rol de benefícios, o aperfeiçoamento da coordenação motora, o aumento da concentração, e maior consciência corporal; aspectos tão afetados nesta fase da vida, pela grande descarga hormonal a que estão submetidos.
Vale ressaltar que, ao se sentir mais confortável em seu próprio corpo, os meninos e meninas ficam mais confiantes e melhoram a autoestima.