Por Juliana Terra
Qual a roupa certa certa para praticar Pilates?
Sem dúvida, tem que ser confortável. Atualmente, o mercado dispõe de uma infinidade de marcas e modelos variados. Tanto, que a roupa esportiva é hoje um nicho de mercado dos mais disputados. As grandes marcas patrocinam pesquisas científicas na busca dos tecidos ideais, ou da forma anatômica mais perfeita para dar conforto e melhorar a performance de atletas e praticantes em geral. O velho calção azul marinho e camiseta branca já foram aposentados faz tempo.
Muito coloridas, e com modelagens originais, as peças enchem os olhos, além de motivar e facilitar na hora de praticar uma atividade fisica. Roupas de alta compressão e tecidos inteligentes são os mais recentes lançamentos.
Mas o que interessa mesmo para a prática do Pilates, é que a roupa seja do tamanho correto e que o praticante fique confortável dentro dela. Deve permitir a liberdade de movimentos e oferecer um certo nível de aquecimento, mas não em excesso. Deve ser justa o suficiente para que o(a) professor(a) possa fazer as correções dos exercícios quanto às posições e alinhamento.
Quanto aos pés, é preferível praticar descalço pois existem muitas terminações nervosas nas solas que captam informações no contato com o chão. Porém existem sapatilhas e meias antiderrapantes que manteem o pé aquecido evitando câimbras.
Deve-se preferir fibras naturais às sintéticas, algodão, por exemplo. Mas todas as roupas esportivas modernas são tecidas com uma porcentagem de fibra de Lycra para dar mais elasticidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário