22 de nov. de 2010

CUIDADOS COM A COLUNA

Por Juliana Terra

Pessoas que permanecem muitas horas em pé desequilibram as estruturas corporais, pois a gravidade pesa sobre o corpo desde a cabeça até cóccix, exigindo muito esforço da musculatura.

Para compensar o esforço e o cansaço de longos períodos em pé, as curvaturas naturais se acentuam e a distribuição do peso nas articulações e discos fica desigual causando desequilíbrio. Geralmente a musculatura do abdome não é firme o suficiente para sustentar a gravidade, isso se acentua ainda mais quando o indivíduo tem sobrepeso. As curvaturas acentuadas podem causar lombalgia, hipercifose, hiperlordose, enfraquecimento de abdome e glúteo e dores nos tornozelos, joelhos e quadris.

Para minimizar e prevenir procure ao longo do dia sentar e caminhar, alongar a lombar, ficando de cócoras e alongar as pernas, descendo o tronco à frente, permaneça nessas posições por 40 segundos cada. Para melhorar o equilíbrio entre o tronco e a bacia é importante fortalecer a musculatura abdominal e paravertebral.

Ao longo dessas quatro semanas vimos que para a coluna se movimentar é realizado a todo tempo ações de flexões, torções, deslizamentos e compressões, fica claro que devemos trabalhar e preparar o corpo para diversas atividades do dia-a-dia.

15 de nov. de 2010

CUIDADOS COM A COLUNA

Por Juliana Terra

Terceira parte

Permanecemos várias horas sentado, seja no carro, durante as refeições, no sofá assistindo televisão, no computador e sem nos esquecer do trabalho.

A pressão exercida nos discos intervertebrais quando estamos sentados é 70% maior do que deitado e 30% maior do que em pé.

Em função da postura inadequada as regiões lombares e cervicais são as mais afetadas. Somando isto a movimentos de torções e movimentos repetitivos agravam-se ainda mais a pressão nos discos.

A constante pressão achata e encurta as curvaturas da coluna causando enrijecimento muscular, artrose, predisposição a hérnia e compressão discal. A compressão pode atingir os nervos da medula, causando dores de cabeça, na musculatura, na nuca, no nervo ciático e dormência nos membros inferiores e superiores.

O ideal é que a cadeira de trabalho seja giratória e de rodízios facilitando o deslocamento e o movimento giratório do tronco. Se possível levantar a cada 40 minutos para diminuir as pressões discais.

Na próxima semana concluirei a matéria com: permanecendo várias horas em pé.

8 de nov. de 2010

CUIDADOS COM A COLUNA

Por Juliana Terra

Segunda parte

Executar movimentos repetitivos diariamente, por profissionais cujo trabalho exige esta função, por esportistas e atletas, ou simplesmente ao sair e entrar no carro gera pressão nas vértebras e nos discos vertebrais devido ao ângulo de movimento sofrido pela vértebra.

Os movimentos de rotações de tronco pressionam o gel dos discos desgastando-o superficialmente. Este processo com o tempo favorece o surgimento de hérnias discais, inflamações das articulações das vértebras e lesões de ligamentos.

Ao virar-se para trás execute o movimento com o tronco todo, o mesmo vale para entrar e sair do carro. Primeiramente devemos nos posicionar sentados com as pernas para fora do carro e em seguida virar o corpo para entrar ou se levantar.

Os exercícios para prevenção devem enfatizar o fortalecimento das costas e abdome. Para esportistas e atletas além deste trabalho, os movimentos devem enfatizar as compensações específicas de cada atividade esportiva.

Proxima semana continuarei com: permanecendo váris horas sentado.

3 de nov. de 2010

CUIDADOS COM A COLUNA

Por Juliana Terra

Primeira parte

Você sabia que pelo menos 80% da população mundial sofre ou vai sofrer de dores na coluna? Além dos hábitos de vida adquiridos com a evolução, as causas dessas dores variam desde, carregar peso excessivo, executar diariamente movimentos repetitivos, permanecer várias horas sentado, ou em pé.

A coluna vertebral tem a função de dar mobilidade ao tronco, proteger a medula e dividir a força da gravidade sobre o corpo. Mas com o passar do tempo essas funções podem ser prejudicadas causando dores, enrijecimento e até mesmo patologias.

Carregar peso excessivo repetidas vezes gera desequilíbrios musculares, pois tendemos a sobrecarregar somente um lado do corpo.
Imagine este desequilíbrio sendo repetido sempre no ambiente de trabalho, na atividade física ou ao carregar bolsas em um ombro só, isto acarretará compressão nas vértebras, entorse de ligamentos, distensão muscular, dor e rigidez no local.

Para evitar e prevenir lesões ao pegar um objeto no chão, não dobre a coluna, o certo é flexionar os joelhos e utilizar a força das pernas e dos quadris, traga o objeto próximo ao corpo.

Trabalhar a resistência e alongar a musculatura é necessário, com os exercícios de Pilates tem esses benefícios proporcionando o equilíbrio necessário para todo o corpo.

Na próxima semana falarei sobre movimentos repetitivos.