Por Juliana Terra
Pessoas que permanecem muitas horas em pé desequilibram as estruturas corporais, pois a gravidade pesa sobre o corpo desde a cabeça até cóccix, exigindo muito esforço da musculatura.
Para compensar o esforço e o cansaço de longos períodos em pé, as curvaturas naturais se acentuam e a distribuição do peso nas articulações e discos fica desigual causando desequilíbrio. Geralmente a musculatura do abdome não é firme o suficiente para sustentar a gravidade, isso se acentua ainda mais quando o indivíduo tem sobrepeso. As curvaturas acentuadas podem causar lombalgia, hipercifose, hiperlordose, enfraquecimento de abdome e glúteo e dores nos tornozelos, joelhos e quadris.
Para minimizar e prevenir procure ao longo do dia sentar e caminhar, alongar a lombar, ficando de cócoras e alongar as pernas, descendo o tronco à frente, permaneça nessas posições por 40 segundos cada. Para melhorar o equilíbrio entre o tronco e a bacia é importante fortalecer a musculatura abdominal e paravertebral.
Ao longo dessas quatro semanas vimos que para a coluna se movimentar é realizado a todo tempo ações de flexões, torções, deslizamentos e compressões, fica claro que devemos trabalhar e preparar o corpo para diversas atividades do dia-a-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário