24 de out. de 2010

ABDOME FORTE, COLUNA SAUDÁVEL

Por Juliana Terra

Pare e pense, se alguma vez ao fazer abdominais você sentiu dores nas costas e ou na coluna. Se a resposta for sim, não se assuste.

Muitas pessoas realizam os exercícios abdominais de forma errada; ou simplesmente não sabem da importante relação entre dores nas costas e um abdome fraco.

Isso ocorre porque os exercícios tradicionais fortalecem a musculatura superficial –reto abdominal – que não é responsável pela sustentação da coluna. Os músculos profundos do tronco – multífidos e quadrado lombar – são os responsáveis pela estabilidade e sustentação da coluna.

Um dos diferenciais do Método Pilates é a “casa de força” – abdome, lombar e glúteo – sua ativação, juntamente com os estabilizadores do tronco, dão firmeza ao corpo permitindo a segura movimentação dos braços e das pernas.

Então, para ter uma coluna saudável devemos trabalhar, não só, os músculos superficiais do abdome, como também os profundos do tronco. Focando a energia na musculatura correta, estaremos economizando esforço e otimizando os exercícios.

17 de out. de 2010

De pé na Bola

Estamos treinando para chegar lá!

Este vídeo gravado de forma amadora mostra que com o treino constante é possível ficar de joelhos ou de pé na bola, ou mesmo fazer alguns exercícios bem interessantes. Assistam e comentem:


12 de out. de 2010

PILATES MELHORA O DESEMPENHO SEXUAL

Por Juliana Terra

Já sabemos que a prática de pilates é ideal para aqueles que procuram melhorar a
saúde, a estética corporal e a qualidade de vida. Mas o que poucos sabem é que os exercícios de pilates também melhoram o desempenho sexual.

E não é pelo simples fato de se praticar “uma” atividade física, no qual é liberado a serotonina, o hormônio do prazer e do bem-estar.

Homens e mulheres que praticam pilates têm melhor flexibilidade corporal, capacidade respiratória, postura, coordenação, aumento da força e resistência muscular. O corpo bem capacitado permite mais resistência e durabilidade no ato sexual.

A flexibilidade e a respiração são importantes para permanecer nas posições sexuais sem causar fadiga.

Na mulher o fortalecimento da musculatura pélvica resulta em maior conforto e prazer durante o ato sexual.

Outro diferencial é o CORE, formado pelos músculos abdominais, quadril e lombar, responsáveis pela sustentação, estabilidade e performance física. Estes músculos são muito usados durante a relação sexual.

Vale a pena ressaltar que para se ter uma boa noite de amor a conquista começa durante o dia.

3 de out. de 2010

PILATES E SUAS INFLUÊNCIAS

A fragilidade da infância unida ao aprendizado autodidata de Joseph Pilates permitiu a observação detalhada de vários métodos como: Hatha-Yoga, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração corretas; para formação do programa de atividades que veio a se chamar Pilates.

Ao longo dos anos, alunos do próprio Joseph Pilates e praticantes do método Pilates de todo o mundo fizeram importantes contribuições como aperfeiçoamento e a criação de novos exercícios, o aprimoramento de equipamentos e a invenção de novos aparelhos.

PILATES E SEUS PRINCÍPIOS

CONTROLOGIA - Ciência e a Arte de coordenar o desenvolvimento do corpo, mente e espírito através de movimentos naturais sob o controle da vontade. Propõe princípios para sua execução, são eles: Concentração – Centralização – Respiração – Controle – Movimento - Precisão

PRINCÍPIO DE CONCENTRAÇÃO - Concentre-se no movimento correto cada vez que executa os exercícios. Concentre-se no centro de força (Power house) e ao mesmo tempo em cada movimento.

PRINCÍPIO DE CENTRALIZAÇÃO - Suporte e controle de tronco em conjunto com movimentos dinâmicos das extremidades. Centralização e equilíbrio estão sempre envolvidos.

PRINCIPIO DA RESPIRAÇÃO - Todos os exercícios são associados à respiração. Em geral inspirando (expandindo as últimas costelas), iniciamos o movimento e ao final do último movimento do exercício, devemos estar com os pulmões vazios.

PRINCIPIO DO CONTROLE - Fundamental para a eficácia e segurança do treinamento físico. Nunca o movimento a qualquer custo; mas, qual é o custo do movimento?

PRINCIPIO DO MOVIMENTO - Fluidez, harmonia e beleza.

PRINCIPIO DA PRECISÃO - Pilates dizia: “Concentrar-se nos movimentos certos cada vez que você faz um exercício. Caso contrário, você os executará de forma inadequada e eles perderão seu valor.