Por Juliana Terra
Pare e pense, se alguma vez ao fazer abdominais você sentiu dores nas costas e ou na coluna. Se a resposta for sim, não se assuste.
Muitas pessoas realizam os exercícios abdominais de forma errada; ou simplesmente não sabem da importante relação entre dores nas costas e um abdome fraco.
Isso ocorre porque os exercícios tradicionais fortalecem a musculatura superficial –reto abdominal – que não é responsável pela sustentação da coluna. Os músculos profundos do tronco – multífidos e quadrado lombar – são os responsáveis pela estabilidade e sustentação da coluna.
Um dos diferenciais do Método Pilates é a “casa de força” – abdome, lombar e glúteo – sua ativação, juntamente com os estabilizadores do tronco, dão firmeza ao corpo permitindo a segura movimentação dos braços e das pernas.
Então, para ter uma coluna saudável devemos trabalhar, não só, os músculos superficiais do abdome, como também os profundos do tronco. Focando a energia na musculatura correta, estaremos economizando esforço e otimizando os exercícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário