3 de out. de 2010

PILATES E SUAS INFLUÊNCIAS

A fragilidade da infância unida ao aprendizado autodidata de Joseph Pilates permitiu a observação detalhada de vários métodos como: Hatha-Yoga, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração corretas; para formação do programa de atividades que veio a se chamar Pilates.

Ao longo dos anos, alunos do próprio Joseph Pilates e praticantes do método Pilates de todo o mundo fizeram importantes contribuições como aperfeiçoamento e a criação de novos exercícios, o aprimoramento de equipamentos e a invenção de novos aparelhos.

PILATES E SEUS PRINCÍPIOS

CONTROLOGIA - Ciência e a Arte de coordenar o desenvolvimento do corpo, mente e espírito através de movimentos naturais sob o controle da vontade. Propõe princípios para sua execução, são eles: Concentração – Centralização – Respiração – Controle – Movimento - Precisão

PRINCÍPIO DE CONCENTRAÇÃO - Concentre-se no movimento correto cada vez que executa os exercícios. Concentre-se no centro de força (Power house) e ao mesmo tempo em cada movimento.

PRINCÍPIO DE CENTRALIZAÇÃO - Suporte e controle de tronco em conjunto com movimentos dinâmicos das extremidades. Centralização e equilíbrio estão sempre envolvidos.

PRINCIPIO DA RESPIRAÇÃO - Todos os exercícios são associados à respiração. Em geral inspirando (expandindo as últimas costelas), iniciamos o movimento e ao final do último movimento do exercício, devemos estar com os pulmões vazios.

PRINCIPIO DO CONTROLE - Fundamental para a eficácia e segurança do treinamento físico. Nunca o movimento a qualquer custo; mas, qual é o custo do movimento?

PRINCIPIO DO MOVIMENTO - Fluidez, harmonia e beleza.

PRINCIPIO DA PRECISÃO - Pilates dizia: “Concentrar-se nos movimentos certos cada vez que você faz um exercício. Caso contrário, você os executará de forma inadequada e eles perderão seu valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário