Por Vanja Mendes
Após o boom comercial que trouxe as academias para o topo da opção de atividade física no Brasil, aconteceu o pilates como referência no quesito qualidade em atividade física.
A diferença é marcante. Na academia a valorização do aumento constante da carga e do número de repetições em detrimento dos cuidados posturais fez com que muitos praticantes passassem por algum tipo de lesão, das mais simples como dores musculares até as mais complexas como achatamento de vértebras.
Sem desmerecer a importância das academias que cuidam com atenção dos usuários dos equipamentos cada vez mais modernos, hoje o pilates mostra que é um divisor de águas em qualidade de vida e manutenção da saúde.
Grupo reduzido é a chave da qualidade no atendimento. Observação e acompanhamento postural, orientação a cada exercício, atenção à respiração e fluidez do movimento. Abdome ativo e autoconhecimento são as propostas do Pilates feito em Studio.
Uma introdução ao pilates é comumente apresentada em academias, o pilates Ball. A crítica vai somente para o grande número de alunos e para a falta de atenção à respiração específica.
Recebemos muitos alunos que passaram por essa etapa e agradecemos de alguma forma a estas academias por apresentarem um perfil do pilates ao público. Mas ao chegarem ao Studio Corpo Pilates e Fitball os alunos percebem que:
• A carga não é mais importante que a flexibilidade;
• A boa postura é essencial para a prática dos exercícios com carga;
• A conquista de um corpo definido vem da respiração correta que tonifica o abdome e dá força ao movimento;
• O ritmo do exercício deve estar sincronizado com a respiração, que por sua vez está sincronizada com o movimento, que está sincronizado com a postura;
• Cada movimento envolve músculos principais e acessórios, muitos dos quais nem sabíamos da existência;
• Todos os exercícios envolvem cadeias musculares inteiras e não somente um determinado músculo ‘famoso’;
• Pilates exige um alto nível de concentração para atingir os objetivos estipulados pelo praticante.
Temos muitas histórias para contar dos alunos com quem pudemos colaborar.
Temos aqui neste blog um espaço específico para que você conte sua história. Contando a sua história você estará contribuindo com dúvidas comuns a muitas pessoas.
Envie sua mensagem pelo blog acessando do lado esquerdo a caixa de texto após o título Informações/Dúvidas ou envie seu relato para o email studiocorpopilates@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário