Por Vanja Mendes
Em todos os exercícios de Pilates nos utilizamos da respiração para atingir a qualidade da execução dos movimentos.
A respiração é o fator primordial no início do movimento, organiza o tronco pelo recrutamento dos músculos estabilizadores profundos da coluna na sustentação pélvica e favorece o relaxamento dos músculos inspiratórios e cervicais. A respiração do Pilates estabiliza a coluna lombar.
Durante a execução dos exercícios ativamos o Centro de Força * para proporcionar segurança na realização dos exercícios.
O movimento é fluído quando realizado de forma controlada e contínua, fluidez e leveza, diminuindo os impactos do corpo com solo e se utilizando da inércia.
O ciclo respiração-movimento sincronizado favorece a ventilação pulmonar, melhora a oxigenação tecidual e a captação de produtos metabólicos associados a fadiga.
Experimente a leveza e o conforto de um exercício consciente.
*Respiração para ativação do Centro de Força: O abdômen fica um pouco puxado para dentro e contraído, não ao máximo, fazendo a inspiração costal – lateral, parando antes que comece a perder essa mínima contração abdominal e depois expira, abaixando o peito, fechando as costelas, levando o umbigo para as costas e contraindo o assoalho pélvico e adutores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário