Por Juliana Terra
Metabolismo é toda e qualquer reação química no organismo que gaste energia para produzir ou modificar moléculas. No corpo, há uma centena de processos metabólicos acontecendo ao mesmo tempo. O metabolismo energético, que interfere na perda e no ganho de peso, responde por apenas uma parte do metabolismo corporal.
Os principais tipos:
• Metabolismo basal ou taxa metabólica: é a quantidade calórica ou energética que o corpo utiliza, para manter as funções básicas do organismo. Essa função corresponde ao batimento cardíaco, à pressão arterial, a temperatura corporal, ao funcionamento dos pulmões e intestinos entre outros. Esse trabalho responde por 60% a 70% do gasto calórico diário.
• Metabolismo da atividade física: é o que se gasta enquanto se praticam exercícios físicos. Esse gasto está diretamente relacionado à intensidade e modalidade do exercício, ou seja, das mais simples, como escovar os dentes, às mais dispendiosas, como jogar futebol. Em média, responde por 20% a 50% do gasto energético diário.
• Metabolismo alimentar: é a caloria que se gasta no processo da digestão, desde o momento em que o alimento é ingerido até seu destino final no organismo. Inclui desde a mastigação, digestão e absorção até a circulação e o processamento dos nutrientes. Responde, em média, por 10% do gasto calórico diário.
É comum ouvir que determinada atitude acelera o metabolismo, que se fizer de tal forma o metabolismo será lento… São muitas as variáveis que afetam o metabolismo, genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios.
Dessa forma, veremos a seguir oito passos para acelerar o metabolismo, perder peso e manter-se magro:
1 - Aumente a massa muscular;
2 - Pratique exercícios aeróbicos;
3 - Faca atividade física, mas não exagere;
4 - Reduza o consumo de açúcar;
5 - Raça refeições leves, várias vezes ao dia;
6 - Não pule o café-da-manhã;
7 - Beba bastante água;
8 - Durma de sete a oito horas por dia.
Agora além de praticarmos com freqüência o pilates , vamos seguir os oito passos e manter a saúde em dia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário