Depoimentos

O Pilates foi maravilhoso para mim, à medida que os exercícios vão sendo realizados e requerendo maior concentração para realizá-los, percebo que consegui melhorar o meu nível de concentração, melhorei a respiração e principalmente a postura corporal melhorou muito.

Rosvita Beine.
_______________________________________


Faço parte do time que não gosta de exercícios físicos e aos 47 anos, recebi o diagnóstico de osteoporose na coluna. O médico mandou que fizesse caminhada e musculação. Prometi a mim mesma que amanhã começaria, na próxima semana idem, no próximo mês e assim por diante. Então, duas amigas queridas que fazem aula de pilates no Studio Corpo, sugeriram que experimentasse. Pois não é que elas acertaram? Estou frequentando as aulas há 1 ano e 5 meses.

Como moro próximo ao Studio Corpo Pilates costumo ir a pé. Passando ao lado do prédio, que é espelhado, vejo minha silhueta um pouco corcunda e após a aula verifico que estou mais alinhada. Também, já consigo juntar minhas mãos ao peito do pé, antes só chegava ao meio da perna. Estes resultados são meu incentivo para continuar com a prática, a qual recomendo.

Maria Angélica

______________________________________________

Já tendo feito várias atividades físicas afins como RPG e Feldenkrais, além de inúmeras sessões de fisioterapia e aulas de hidroterapia, procurava um exercício que desse continuidade a esses trabalhos de corpo. Devo ressaltar que estive em mãos de grandes profissionais Fisioterapeutas e Educadores Físicos. Graças a eles, iniciei meu processo de consciência corporal e cura. Todos, também, me recomendaram uma atividade física initerrúpta, apropriada para minhas limitações.

Foi aí que fiquei sabendo do Método Pilates. Um Educador Físico estava se especializando no método e me falou dos benefícios que eu poderia ter, pois no final da carreira já sentia as consequências da falta de exercício físico.

Iniciei as aulas de Pilates a três anos e comecei aprendendo muitas coisas sobre o meu corpo: respirar, alongar, desfazer as tensões... Os benefícios logo começaram a aparecer. Os músculos ficaram mais alongados, as dôres diminuíram, adquirí mais força nos músculos, aprendi corrigir a postura.

Neste tempo, pude observar que pessoas preocupadas em manter o viço muscular e a boa forma física, também estão aderindo ao Pilates. Me parece que, diferente da minha geração, são mais preocupados com a saúde no seu aspecto integral. Esta é uma característica do Pilates; encara cada aluno como único nas suas necessidades e limites.

Luízia Pires

___________________________________________

Em 2006 descobri que possuía duas protusões discais na região lombar da coluna cervical que me impediram de praticar qualquer tipo de esporte por "longos" 8 meses. Durante esse período passei por diversos médicos e fisioterapeutas, fiz acupuntura e RPG, mas as dores frequentemente voltavam. Em 2007 por indicação de uma fisioterapeuta comecei a fazer Pilates, e percebi imediatamente redução nas dores da coluna, e aos poucos voltei a praticar atividades esportivas que eu já não praticava mais. Os benefícios físicos, sem falar nos psicológicos e mentais, foram inúmeros: melhora da flexibilidade, melhora da consciência corporal, maior tônus e resistência da musculatura estabilizadora (especialmente do abdôme) com a consequente melhora no alinhamento postural. Por isso recomendo a todos que façam regularmente a prática do Pilates, pois além de melhorar as condições físicas haverá também melhoras nos aspectos emocionais e sociais.

Adriano ten Caten