Perguntas Frequentes

O PILATES DEVE SER PRATICADO QUANTAS VEZES POR SEMANA?

O pilates pode ser praticado no mínimo 2 vezes por semana. Com o tempo o corpo se condiciona com os exercícios e caso o aluno/corpo necessite de mais aulas por semana, o pilates pode ser praticado mais vezes ou até diariamente.

PILATES ENRIJECE O ABDOME?

Todos os exercícios de Pilates são concentrados na respiração. Os músculos envolvidos nesse processo estão bem posicionados na parte anterior e posterior do abdome.
Durante a respiração ocorre a expansão das costelas e a contração do abdome e assoalho pélvico. A contração dessa região, chamada de Centro de Força, é que vai gerar equilíbrio, postura e força para a realização dos exercícios.
Esse é o diferencial do método Pilates e por isso é preciso reforçar seus princípios: Centro, Respiração, Concentração, Precisão, Controle, Movimento Fluído.
O Pilates favorece o enrijecimento do abdome desde que sejam seguidos os critérios do método.


PILATES É INDICADO PARA 3ª IDADE?
Com o envelhecimento o corpo sofre alterações fisiológicas e neurológicas, que influenciam diretamente na autonomia do idoso. As aulas de Pilates focadas no alinhamento postural, no reforço do equilíbrio, na força e flexibilidade muscular e na reeducação respiratória, reduzem dores generalizadas e melhoram a qualidade de vida nos praticantes da melhor idade.

POSSO PRATICAR PILATES EM CASA?
Os exercícios de Pilates devem ser sempre orientados por um profissional, que irá observar a execução correta dos movimentos e a técnica da respiração.
Quando o aluno já tem prática em Pilates, consciência corporal e a respiração correta podem ser realizados em casa exercícios mais simples que não acarretem lesões.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PILATES SOLO E NOS APARELHOS?
Tanto no Pilates solo quanto nos aparelhos o objetivo é o mesmo: trabalhar o corpo de forma global, sem causar lesões, com ênfase na respiração. A diferença esta relacionada à necessidade do aluno, podendo o exercício ser mais indicado no aparelho ou no solo.
O que vale apena observar é se a aula é realmente de Pilates ou somente alongamento e ginástica.

PILATES EMAGRECE?
Para o emagrecimento é necessário um conjunto de ações alimentares, físicas e emocionais, cada qual com um profissional especializado.
O exercício aeróbico (intensidade baixa ou moderada e de longa duração) como a caminhar, correr e pedalar promove uma rápida circulação sanguínea auxiliando a troca gasosa e melhorando a distribuição de oxigênio no sangue. Desta forma pode diminuir as possibilidades de doenças se instalarem no organismo ou mesmo diminuir os efeitos maléficos das doenças já existentes.
Os exercícios anaeróbicos (exercícios intensos e de curta duração) como a musculação, utilizam as reservas energéticas armazenadas no corpo, principalmente os carboidratos. Esses atuam diretamente nos músculos aumentando força e tônus.
Um programa de emagrecimento deve ser acompanhado por especialistas e o Pilates pode ser um coadjuvante no processo de emagrecimento juntamente com os exercícios aeróbicos.





studiocorpopilates@gmail.com

AOS 03/08 – Ed. Terraço Lofts – Sala 105
Octogonal - Próximo ao Terraço Shopping
Tel: 3233-7880 / 8466-4522