27 de fev. de 2011

PÉROLAS DE JOSEPH PILATES

Por Juliana Terra

Joseph Pilates já sabia que seu método de condicionamento físico estava, pelo menos, uns cinquenta anos à frente de sua época. Não havia ainda a fisioterapia. O preparo físico era quase que exclusivo das forças militares, e a medicina tradicional não aceitou muito bem o seu método, mesmo tendo se mostrado muito eficiente.

Pincei algumas “pérolas”, do pensamento inovador de Pilates, que transcrevo para vocês.

“ Contrologia é a completa coordenação de corpo, mente e espírito. Através dela você primeiro adquire um controle total de seu próprio corpo e depois, através de repetições apropriadas desses exercícios, você gradual e progressivamente adquire um rítmo natural e a coordenação associados com todas as atividades de seu sub- consciente.”

“ O seu sangue vai correr com um vigor renovado, (…). Estes exercícios fazem o coração bater forte e uniformemente, fazendo que a corrente sanguine seja forçada a descarregar mais e mais fragmentos acumulados pelo cansaço.”

“ Respirar é o primeiro e o último ato da vida. Nossa vida depende disso. Já que não podemos viver sem respirar, é tragicamente deplorável contemplar os milhões que nunca aprenderam a arte de respirar corretamente.”

“ A saúde não é apenas uma condição normal, e é um dever atingí-la e mantê-la.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário