5 de set. de 2010

DOR LOMBAR E DOR CERVICAL

Por Vanja Mendes

A queixa de dor na coluna lombar é a segunda nos relatos dos alunos.

A dor na coluna lombar pode ocorrer por diversos motivos: a permanência de pé por várias horas, principalmente com salto alto; por sentar-se de maneira inadequada, sentar-se escorregando na cadeira ou sofá ou ainda acentuando a lordose lombar e jogando a barriga toda pra frente, sentar-se na parte anterior da cadeira e deixar a lombar sem apoio; agachar-se para pegar algo pesado no chão sem flexionar as pernas; realizar tarefas domésticas inclinando o tronco para frente demasiadamente; mulheres gestantes também sentem dores lombares por uma questão de alteração da postura fisiológica.

A nível de emoções, as raivas prendem muita energia na região de sacro e coccix.

Mas a queixa número um vem das dores em braços, ombros e nuca (coluna cervical).

Atualmente ficamos mais tempo no trabalho que em casa, e muito tempo a frente de computadores e telas, repetindo movimentos com braços e mãos. O movimento repetitivo em si não é o vilão desse mal, o vilão é a falta de apoio dos antebraços que trabalham muitas horas solicitando a sustentação e força dos ombros. Também é comum o apoio dos cotovelos na mesa jogando-se todo peso da cabeça nas mãos. Assim começam as principais queixas de dores em mãos, braços, ombros e nuca. Claro que em muitas outras profissões onde os braços ficam elevados horas seguidas também ocorrem as dores na região de ombros e nuca. É comum dor de cabeça como conseqüência da dor na nuca (coluna cervical). Isso para não falar das emoções que ficam entaladas na garganta e enrijecem ombros e pescoço!

Abro parênteses para destacar a questão postural da coluna cervical (nuca/pescoço) e sua conseqüente dor. Ainda focando a carga horária que ficamos a frente da tela do computador, não observamos que conforme aumenta a ansiedade de resolver o problema exposto na tela, ou mesmo por um problema de vista (enxergar pouco ou por cima dos óculos), levamos a cabeça inteira à frente do corpo como quem quer entrar na tela do computador e resolver logo a questão. A permanência da postura anteriorizada da cabeça, somada à falta de apoio dos antebraços é a causa mais provável da maioria das dores em cervical.

O Pilates é um dos métodos mais apropriados para combater dores na coluna. A prática corrige a postura, realinha a coluna e fortalece a musculatura abdominal e das costas. O que torna o Pilates tão efetivo é que ele trabalha os desequilíbrios estruturais do corpo que causam as dores. Problemas como a falta de força no centro do corpo, instabilidade da pelve, desequilíbrios musculares, má postura e falta de consciência corporal afetam a saúde das costas.

Horas a frente do computador, bolsas pesadas, postura errada, filhos pequenos no colo. Seja qual for o motivo, todo mundo pode melhorar sua flexibilidade e consciência corporal pelo método pilates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário