13 de set. de 2010

FLEXIBILIDADE

Por Juliana Terra

“Um jovem encurtado é um velho e um velho alongado é um jovem.” Joseph Pilates

Flexibilidade é a capacidade de movimentar as partes do corpo, através de uma ampla variação de movimentos sem distensão excessiova das articulações e ligamentos
musculares. Por isso dizemos que a flexibilidade é um importante indicador de saúde e bem estar.

Os individuos ativos geralmente apresentam maior flexibilidade que os menos ativos. Nas pessoas sedentárias ocorrem encurtamentos dos tecidos musculares que ficam rígidos e com pouca elasticidade. Com um agravante para o sexo masculino; mulheres em qualquer idade apresetam maiores níveis de flexibilidade que os homens, pois têm maior capacidade de alongamento e elasticidade.

Vários autores afirmam que não há relação direta entre flexibilidade e estilo de vida e sim na amplitude dos movimentos realizados em atividades do cotidiano. Exercicios de contra resistência (musculação), sem amplitude articular, combinados com ausência de alongamento, podem reduzir a flexibilidade articular.

Como causa direta é que, nas aulas de pilates, os exercícios são realizados com fluidez de movimentos e de respiração. A combinação destes dois fatores oxigena o corpo e mantem as articulações flexíveis e saudáveis, além de promoverem o equilíbrio muscular. Na realidade, o próprio movimento pode ser a cura para variadas disfunções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário