27 de set. de 2010

Pilates também é coisa de homem

Por Juliana Terra

Pilates é cada vez mais procurado pelos homens. São frequentes as matérias veiculadas na mídia sobre atletas e malhadores habituais que complementam seus treinamentos com sessões semanais de pilates. Studios em todo Brasil nos dão conta que a presença de homens entre seus alunos cresceu entre 30 a 50% nos últimos tempos.

Nos praticantes de musculação, a procura se deve às vantagens que a técnica proporciona - pode ser usada como catalisadora da hipertrofia dos músculos. A diferença está no fato de que os exercícios do pilates requerem o trabalho de todo o corpo proporcionando maior equilíbrio muscular. Nos corredores, estes exercícios fortalecem os músculos para resistir a trajetos longos, atingir velocidade, prevenir lesões. No vôlei, garantem desenvolvimento muscular, explosão nos braços, agilidade e equilíbio.

Em todas as modalidades esportivas o Método Pilates agrega vantagens ao praticante.

Por quê?

- Os exercícios de alongamento deixam as pessoas mais fortes. Eles estimulam a síntese de proteína que faz a massa magra aumentar. E o principal, o grande trunfo do pilates: o “core”, a casa de força.

- Todas as práticas esportivas vão exigir um esforço coordenado dos vários músculos do abdome, região lombar, quadril. Todos trabalhando para manter a sustentação , estabilidade e equilíbrio. Estes músculos seguram o corpo durante a prática esportiva. Não é possível uma boa performance sem eles.

Ah, falando em performance… trabalhar o "core" melhora também o desempenho sexual. Mas isto já é assunto para um outro bate papo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário