19 de set. de 2010

SALTO ALTO

Por Vanja Mendes

Esse é um assunto recorrente nas aulas de pilates. Em minha opinião, o uso diário do salto alto torna a mulher mais elegante temporariamente. Com o passar dos anos o caminhar elegante fica comprometido pelas dores, câimbras, tendinites, compressão dolorosa de nervo ciático e joanetes.

Mas afinal, o que os especialistas falam sobre usar salto alto?

Opinião do Dr. Xavier Graels, ortopedista do Hospital VITA Curitiba: “A altura do salto tem relação direta com o alongamento da musculatura. Quanto mais alto o salto, menos alongados estarão os músculos, o que pode ocasionar dor”, e sugere “O calçado do tipo plataforma permite que toda a planta do pé fique apoiada em uma mesma altura, não trazendo sérios riscos para a coluna”, comenta o Dr. Xavier.

Aqui o ortopedista Marcos Kardequi Silva Raquel, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André fala sobre os problemas que aparecem com o tempo: “Ao usar o salto alto, a mulher muda o eixo de gravidade para frente, diminuindo a base de apoio para os dedos dos pés, o que pode causar o encurtamento nos músculos da panturrilha (batata da perna), tendinite, fraqueza muscular, ruptura de ligamentos, entorse (virada de pé), esporões de calcâneos e tornozelos, além de lordose lombar, dores nos joelhos, calosidade, joanetes e unhas encravadas, caso o sapato tenha bico fino”.

E qual é a solução, descer do salto? Calma, seguem algumas sugestões:

# Alternar o uso de sapatos com saltos mais altos e mais baixos;

# Saltos de 5 a 10cm são medianos e abaixo disso são considerados baixos;

# Sandálias rasteiras não suportam os impactos, além do pé ficar solto e o peso corporal permanecer localizado no calcanhar;

# O uso de salto deve ser vetado para crianças e adolescentes;

# Na hora de comprar um sapato priorizar o conforto e o equilíbrio que o salto proporciona;

# Alongar-se diariamente independente da prática de atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário